Hohoho: como montar uma árvore de Natal para bebês

Esse é o primeiro Natal que celebramos com a família completa. Junto com a magia desta época, veio o questionamento: como montar uma árvore que permitisse que as meninas interagissem com os enfeites de maneira lúdica e segura?

Sophia, do alto dos seus 2 anos e 7 meses de adolescência dos bebês, é a curiosidade em pessoa. Quer mexer em tudo, é questionadora e inquieta. Já Cecilia, aos 7 meses e recém sentando, está na fase de colocar tudo na boca, sem critério algum. Sendo palpável, ela vai lá e morde desdentadamente sem dó.

cecilianonatal

Garimpando a internet em busca de referências, me deparei com as árvores montessorianas. Feitas em feltro, elas são afixadas na parede e traz enfeites presos com velcro, para permitir que as crianças coloquem os personagens natalinos em qualquer lugar da superfície.

Resolvi testar minhas habilidades artesanais e me joguei no universo do DIY. Antes de colocar efetivamente a mão na massa, pesquisei imagens de enfeites natalinos que poderiam ser facilmente desenhadas e reproduzidas em feltro. O segredo foi buscar uma arte que pudesse ser decomposta em camadas, já que cada cor do enfeite é composta de um pedacinho de feltro diferente, como um quebra cabeças. Eu escolhi a ilustração abaixo.

Crédito: Deposit Photos

Depois da seleção das gravuras e de ter uma ideia de cores, parti para a compra dos materiais. Tudo girou em torno da altura da árvore. Optei por montar a minha com mais ou menos 1,20 m, para que ficasse proporcional à altura das meninas e não muito baixa em relação aos demais móveis da sala.

Sophia

Como a parede da minha sala está recém pintada, optei por não afixar nada nela. Sendo assim, a solução que encontrei para fazer a base da árvore foi usar uma chapa de papelão.

Para montar os enfeites, comprei pedacinhos de feltro em várias cores com 30 x 30 cm e, para a árvore, comprei uma metragem do feltro verde escuro um pouco maior do que a altura que eu queria montar a árvore, para ter uma eventual sobra se necessário. Há uma gama bem interessante de cores disponíveis e o feltro é um material relativamente tranquilo de se manusear.

natal2 (1)

Para colar o feltro na placa de papelão, usei cola branca para artesanato. Já para montar os enfeites, usei aquela cola Pritt prateada, que é mais reforçada e serve para artesanato. Precisei, ainda, de um bom estilete para recortar o papelão, de um tesoura de ponta fina para cortar os enfeites, de giz pastel para fazer o desenho da árvore no feltro e de uma caneta preta de ponta hidrográfica para contornar os desenhos no tecido.

Cola plástica com glitter foi o que deu um toque de brilho na estrela do topo e nas extremidades da árvore.

natal3Aproveitei uma sobra de papelão para compor um vaso para a árvore e esconder o acabamento feio que sobrou da colagem do feltro. Usei tinta guache e as mãozinhas das meninas para fazer a decoração do vaso.

O processo como um todo foi bem interessante! Ao longo de cada etapa, procurei incluir as meninas no que estava sendo feito e nos divertimos bastante. Ver a árvore pronta e as duas interagindo com ela aqueceu meu coração e fez todo o esforço ser recompensado!

Hohoho ♥